Jornada ESG

Em 16 de Junho de 2023 a Campina tech patrocinou a Jornada ESG, onde após uma explicação do objetivo se montou um painel onde foram discutidos diversos temas, mas o foco foi: como começar uma jornada ESG em uma empresa, como dar o primeiro passo.
ESG: “Environmental, social and corporate governance” o conceito ESG tem três pilares que tratam de políticas de prática Ambiental, Responsabilidade Social e governança de uma organização, são critérios para avaliar até que ponto uma Empresa está preocupada com o Meio Ambiente, a inclusão social e a governança corporativa (gerenciamento correto e transparente). Intimamente relacionados aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU. (No final do artigo)
Meio Ambiente, por definição é um conjunto de elementos e processos biológicos, químicos e físicos responsáveis pela vida no planeta terra, compreende também os seres humanos e as transformações que eles impõem aos espaços naturais. (www.significados.com.br), um participante esclareceu que como podemos criar políticas para melhorar o meio ambiente sem ter uma noção completa do que é o Meio ambiente, será que percebemos que o meio ambiente é harmonia e o homem tem que fazer parte dessa harmonia. Preservar o meio ambiente é preservar a vida.
Principais leis Ambientais:
– Novo código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012)
– Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998)
– Política Nacional de recursos Hídricos (Lei 9.433/1997
– Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/1981
– Lei da Fauna (Lei 5.197/1967
Alguns aspectos observados:
– Impactos ambientais e sociais decorrentes da produção, comercialização e descarte.
– Emissões de carbono devido a poluição do ar e da água
– Gestão de resíduos e rejeitos gerados
– Respeito aos direitos humanos e as leis trabalhistas
– Metodologia de contabilidade
– Etc…
Como podemos contribuir para a preservação do Meio Ambiente
– Economizando Energia
– Economizando Papel
– Consumindo produtos vegetarianos (redução do consumo de carne)
– Economizando Água
– Reduzindo o consumo de plástico
– Etc…
Inclusão social: se refere a incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização como afrodescendentes, indígenas, pessoas com necessidades especiais, homossexuais, travestis, e transgêneros, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica como moradores de rua e pessoas der baixa renda.
A declaração Universal dos direitos humanos, criada pela ONU em 1948 é um marco inspirador de princípios que priorizam a paz, a cidadania e a democracia do mundo.
No seu artigo I determina: Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos…
No seu artigo VII: “Todos são iguais perante a lei…contra qualquer discriminação…”
Também a constituição Federal de 1988, conhecida como a Constituição cidadã, é o texto-base que determina os direitos e os deveres dos entes políticos e dos cidadãos do país.
Governança: Governança corporativa, ou governo das sociedades ou das empresas é um conjunto de processos, costumes, políticas, leis, que regulam como uma empresa é dirigida.
São as melhores práticas que se podem realizar para que a empresa se torne bem gerenciada e transparente. Não somente para beneficiar os investidores, mas também para beneficiar a sociedade donde ela está inserida.
A globalização e a competitividade estão fazendo que as empresas evoluam na gestão de modo a torná-las mais transparentes e confiáveis.
Podemos afirmar que a governança corporativa nas empresas é a chave para o sucesso, reconhecimento e longevidade do negócio.
ODS – Objetivos de desenvolvimento Sustentável no Brasil
São um apelo global á ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
1.-Erradicação da Pobreza
2.- Fome zero e agricultura sustentável
3.- Saúde e Bem-estar
4.- Educação de qualidade
5.- Igualdade de gênero
6.- Água potável e Saneamento
7.- Energia limpa e acessível
8.- Trabalho decente e crescimento econômico
9.- Industria, Inovação e Infraestrutura
10.- Redução das Desigualdades
11.- Cidades e Comunidades Sustentáveis
12.- Consumo e produção responsáveis
13.- Ação contra a mudança global do clima
14.- Vida na água
15.- Vida Terrestre
16.- Paz, Justiça e Instituições eficazes
17.- Parcerias e meios de implementação.
Entre 2020 – 2030, esse período de dez anos é o prazo que os países membros das Nações Unidas para cumprir as 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento.
José Antonio Gaya