Importância da gestão na Segurança do trabalho

A segurança do trabalho é muito mais do que uma área responsável por prevenir acidentes nas empresas. A segurança do trabalho também cuida de documentações relativas, dos programas de orientações internas, mapas de risco, rota de fuga, análise e acompanhamento de laudos, entre outros, pode ser entendida também como o conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, e agora mais recentemente também cuidar de todas as questões relativas ao assédio moral e sexual no ambiente da Empresa, bem como para proteger a integridade e a capacidade de trabalho dos empregados, indispensável para o bom funcionamento e adequação de todos os portes de empresas, a segurança do trabalho deve ter uma prioridade.
A segurança do trabalho é a área responsável pela segurança interna e integridade dos empregados, por diversos tipos de documentos, reuniões, assembleias, perícias, laudos, que sem esses trabalho, as empresas não estarão em dia com a legislação, podendo inclusive, receber grandes multas.
Diversos programas voltados à segurança e ao bem estar dos colaboradores também são de responsabilidade da área, por exemplo, podemos o anterior Programa de prevenção de Riscos Ambientais PPRA e agora o PGR (programa de gerenciamento de riscos ocupacionais), inclusive outros como Ltcat, Programa de proteção Respiratória PPR, Programas ergonômicos, Avaliação de Posto de Trabalho, o mapa de Riscos, as Rotas de Fuga, bem como auxiliar nas perícias atinentes a insalubridade e periculosidade. Além disso, a segurança do trabalho é a responsável pela criação e manutenção da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Melhorias da segurança no Ambiente de trabalho
A função de segurança do trabalho é identificar possíveis riscos, analisar o ambiente onde eles se manifestam e criar planos de prevenção, mitigação ou eliminação desses riscos. Exemplos de riscos em ambiente de trabalho incluem:
- Altura
- Choque elétrico
- Inalação de vapores químicos
- Vírus, bactérias e outros microrganismos
- Posturas inadequadas
- Esforços repetitivos
- Incêndio
E mais recentemente também : Assédios em geral.
Mais organização
A empresa que se preocupa com a segurança do trabalho, naturalmente se torna mais organizada. Isso porque, para atender aos requisitos de segurança, a área responsável organiza determinados processos, espaços, acesso, ações e restrições. Dessa forma, fica mais fácil identificar situações de riscos, eliminando as que podem ser eliminadas e reduzindo o nível de riscos das outras, além disso, mostrar ao trabalhador a sua preocupação com a segurança dele o deixa mais motivado, melhorando seu desempenho e sua satisfação com as empresas.
Redução de custo
Quando a empresa se preocupa em manter seus ambientes mais seguros e saudáveis consegue diminuir drasticamente a taxa de acidente de trabalho e doenças ocupacionais assim, também diminuem os afastamentos por longos períodos, que podem custar caro para a empresa
Evita multas e processos trabalhistas
Existem inúmeras normas regulamentadoras, portarias, instruções e artigos da CLT que falam sobre as regras que toda empresa deve seguir para garantir mais segurança e saúde aos seus colaboradores. Tem toda uma legislação à qual a empresa deve aderir para proteger seus funcionários. Se a empresa não cumprir essas obrigações legais, ela está sujeita a multas e processos trabalhistas. A única forma de estar preparado para as inspeções realizadas pelo Ministério do Trabalho é garantindo que a segurança do trabalho seja uma atividade constante na empresa.
Alves Gaya Advocacia e Consultoria
Marcio Linhares Ferreira
marcio.linhares@alvesgaya.com.br